Quais os Principais Softwares para Criação e Editoração Musical?

A partitura é a linguagem universal da música, mas, para muitos, pode ser considerada como um desafio para ser compreendida. A boa notícia é que a tecnologia esta a cada dia mais facilitando, e muito, a composição de canções através de softwares que substituem muito bem a folha pautada e o lápis. Para quem é músico compositor, transcritor, copista  ou ainda está começando a se aventurar neste universo, nós, do site Opção Gospel separamos uma lista de softwares com ferramentas poderosas de edição e criação de partituras que vão definitivamente acelerar o seu processo de criação. O leitor deverá comparar os produtos e verificar qual deles se enquadra melhor, de acordo com seus conhecimentos e condições. Lembre-se que estes softwares em sua maioria são pagos e os valores podem variar de acordo com a qualidade e os recursos disponíveis. 

01 Sibelius

o Sibelius é um dos softwares mais utilizados no meio gospel entre os maestros. É um programa inteligente, rápido e prático. Ele conta com ferramentas avançadas de composição e edição musical. Produzido pela AVID e disponível para Windows e Mac OS, o programa ainda conta com uma versão em português. Os usuários podem compartilhar as criações diretamente no YouTube, SoundCloud e Facebook. Possui uma interface extremamente amigável, curva de aprendizado baixa. O Sibelius lhe permite gravar a partir de um dispositivo de entrada midi. Ele trás o mais completo conjunto de ferramentas, com layouts personalizáveis para composição, pós-produção e publicação/compartilhamento, além de sua poderosa ferramenta de exportação para .mp3, .mid, .pdf e muito mais . Para saber mais detalhes e a compatibilidade do produto, clique aqui e cheque a coluna Sibelius Ultimate.

Sib mod

O Sibelius é um software que só pode ser comprado em dollar. Porém, eles oferecem algumas opções que com certeza, caberá no seu bolso. Acesse aqui e confira!

02 Finale

Desenvolvido pela MakeMusic, Finale é uma poderosa ferramenta para músicos profissionais e amadores. Ele vem com vários recursos para composição e edição, a versão atual também conta com tradução para o português. Um diferencial interessante deste software é a qualidade do som, afinal, sua biblioteca possui instrumentos de alto nível, como os da Jazz & Big Band, orquestra Garritan, Concerto e Banda Marcial e também sons da Tapspace Virtual Drumline.

finale

Outro recurso que agrega ao programa é o SmartMusic, uma ferramenta para professores de música criarem lições e exercícios para seus alunos. É possível compor mais de 50 mil exercícios. Com o Finale, usuário consegue ainda exportar as criações para MP3, WAV, AIFF, MusicXML, MIDI e PDF.  A aplicação possui versões para Windows e Mac OS X. 
Assim como o Sibelius, o Finale é vendido em dollar. Clique aqui para saber mais.

Nenhuma postagem para esse critério.

03 Encore

“Rápido, preciso e fácil de usar”. Esta é a descrição do Encore, segundo a desenvolvedora Gvox. Ele permite criar e editar partituras com características profissionais em formatos MIDI  e o usuário consegue trabalhar com até 64 pistas diferentes e até oito vozes por pista. O programa tem uma interface simples, com todas as ferramentas de edição visíveis e prontas para uso. É possível, também, inserir letras e textos facilmente na pauta. Ele conta com versões para Mac OS X e Windows e está disponível em português.

encore

O Encore foi bem difundido entre os editores de música. Porém, parece que não existe mais atualizações do programa e os compositores migraram para outros programas como Finale e Sibelius.

04 MuseScore

O MuseScore é bastante intuitivo e ótimo para aqueles que estão iniciando no universo das partituras. Todos os seus (ótimos) recursos são de fácil acesso e assimilação, aliando boa aparência, interface gráfica limpa e recursos completos para notação musical.
A aplicação suporta um número ilimitado de pautas, até quatro vozes por pauta, importa e exporta arquivos em MusicXML e MIDI e possui o sintetizador FluidSynth e sequenciador integrados. O programa possui versões para 43 idiomas, incluindo o português. 

museScore

O MuseScore é um programa de computador livre (sob licença GNU) de edição de partituras do tipo WYSIWYG para os sistemas Linux, Windows e Mac, com suporte a: reprodução de partitura e importação/exportação de arquivos no formato MusicXML e MIDI, a notação de percussão e tablatura para instrumentos de cordas e, impressão direta. Para baixar, acesse aqui.

Nenhuma postagem para esse critério.

 

manager
Opção Gospel
Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Carrinho de Compra